
Segurança
“Mais vale prevenir do que remediar” – Provérbio Português
A segurança e o bem-estar dos colaboradores são um imperativo para a “sobrevivência” de qualquer empresa. Face à competitividade do mercado actual, à necessidade de adaptação das empresas, às constantes alterações legislativas e tecnológicas, é necessário um esforço redobrado para o acompanhamento da evolução do mercado e garantia de reduzidos níveis de sinistralidade laboral.
A Plano E, através da tecnologia mais actual e de uma equipa de consultores com larga experiência e com reconhecida capacidade, apoia os seus cliente e parceiros no controlo dos riscos associados à sua actividades, na prestação de assistência técnica, na definição de medidas com vista ao cumprimento da legislação, na adopção de medidas preventivas de acidentes e na avaliação do desempenho de Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho.
Para o desenvolvimento de Soluções Seguras, os nossos serviços englobam:
- Diagnósticos de Segurança e Saúde do trabalho;
- Elaboração de Planos de Emergência Internos;
- Elaboração de Projetos de Segurança Contra Incêndio;
- Análises e Avaliações de Risco;
- Implementação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (ISO 45001) / Auditorias a Sistemas de Gestão de Segurança;
- Diagnóstico de cumprimento de requisitos legais aplicáveis;
- Divulgação e atualização de toda a legislação nacional e comunitária;
- Coordenação de Segurança em Obra;
- Planos de Segurança e Saúde (PSS);
- Planos de Intervenção para Prevenção, Contenção e Protecção de Riscos;
- Manuais de Segurança;
- Planos de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
- Realização de Estudos Ergonómicos;
- Formação Geral e Específica na área de Segurança e Saúde do trabalho.
Elaboração e Implementação de Medidas de Auto-protecção
A autoprotecção e a gestão de segurança contra incêndios em edifícios e recintos, durante a exploração ou utilização dos mesmos, para efeitos de aplicação do Decreto-Lei 220/2008 e da Portaria n.º1532/ 2008, baseiam-se nas seguintes medidas:
- Medidas Preventivas, que tomam a forma de procedimentos de prevenção ou planos de prevenção, conforme a Utilização -Tipo e da categoria de risco;
- Medidas de Intervenção em Caso de Incêndio, que tomam forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência internos, conforme a utilização -tipo e categoria de risco;
- Registo de Segurança onde devem constar os relatórios de vistoria ou inspecção, e relação de todas as acções de manutenção e ocorrências directa ou indirectamente relacionadas com a SCIE;
- Formação em SCIE, sob a forma de acções de sensibilização e/ou formação destinadas a todos os funcionários e colaboradores das entidades exploradoras, ou de formação específica, destinada aos delegados de segurança e outros elementos que lidam com situações de maior risco de incêndio;
- Simulacros, para teste do plano de emergência interno e treino dos ocupantes com vista a criação de rotinas de comportamento e aperfeiçoamento de procedimentos.
O Plano de Segurança Interno é constituído pelo plano de prevenção, pelo plano de emergência interno e pelos registos de segurança. Descreve o conjunto de acções a realizar ordenadamente de modo a dar resposta a uma possível situação de catástrofe em que a Empresa esteja envolvida.
O seu principal objectivo é criar um documento funcional e evolutivo, que defina o comportamento da empresa perante uma situação de emergência interna.
Um Plano de Segurança Interno:
- Atribui responsabilidades para desempenho de acções específicas no decurso de uma emergência;
- Estabelece cadeias de comando e de coordenação, define o relacionamento interno e com entidades externas para que todas as acções sejam coordenadas e eficazes;
- Protege das pessoas e dos bens materiais em situações de emergência e de catástrofe;
- Identifica o pessoal, equipamento, instalações, abastecimentos e outros recursos disponíveis, a serem utilizados na resposta ou de restauro de uma emergência;
- Identifica as situações/ cenários objecto de atenção durante as operações de resposta ou de restauro de uma emergência e define os modos de mitigar cada uma delas.
Elaboração de Projectos de Segurança Contra Incêndio
O Projecto de Segurança contra Incêndio consiste no cumprimento da legislação aplicável em vigor, dotando a empresa de todos os meios de detecção, alarme e combate a incêndio, com vista a uma eficaz resposta a um potencial incêndio.
Para a elaboração de um Projecto de Segurança contra Incêndio, a Plano E, segue a seguinte metodologia:
Etapa de Arranque:
- Diagnóstico da situação da Empresa relativamente ao Regulamento de Segurança contra Incêndio aplicável,
- Apresentação das acções a desenvolver.
Etapa de Desenvolvimento:
- Elaboração da estratégia institucional orientadora da segurança contra o risco de incêndio,
- Realização de avaliações globais de risco de incêndio, de acordo com a legislação de segurança contra incêndio aplicável,
- Elaboração do projecto de segurança contra incêndio (peças escritas e peças desenhadas)
- Recolha da aprovação pelas autoridades competentes, nomeadamente ANPC,
- Providenciar a instalação e sinalização do equipamento apropriado de detecção, alarme e combate ao incêndio, com vista ao cumprimento do projecto aprovado,
- Elaborar e implementar um programa de manutenção de equipamentos.
Diagnósticos de Segurança e Saúde do Trabalho
A realização de um Diagnóstico de Higiene e Segurança do Trabalho pretende avaliar a situação actual das várias instalações da empresa na área da Higiene e Segurança do Trabalho, o que inclui:
- Caracterizar o desempenho da empresa relativamente a questões de Higiene e Segurança do Trabalho;
- Determinar as carências existentes nesta área, à luz de legislação em vigor;
- Definir as medidas necessárias à definição e implementação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho de acordo com as normas NP4397 e OSHAS 18001 (caso esta implementação seja o objectivo da empresa);
- Identificar medidas de minimização dos riscos, detectar oportunidades de melhoria e estimar os custos associados;
- Caracterizar e analisar a situação actual das instalações da empresa: identificação dos perigos, avaliação de risco, de acordo com metodologia a aprovar pela Empresa (opcional).
Análises e Avaliações de Risco
O Objectivo deste trabalho é a Identificação de Perigos, Avaliação de Riscos e Elaboração do Plano de Prevenção, podendo envolver de uma, a todas as áreas da Empresa.
O desenvolvimento deste projecto abrange as seguintes fases:
1ª Fase – Elaboração da Documentação de Suporte
Em que é apresentada uma metodologia pela Plano E, de modo a sistematizar e rotinar a Identificação de Perigos e a Avaliação de Riscos. Esta metodologia será adaptada e documentada de acordo com os interesses da empresa.
2ª Fase – Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos
Nesta fase do projecto são observados os postos de trabalho e entrevistados os colaboradores designados pela Empresa, com o objectivo de identificar os perigos inerentes a cada posto de trabalho, para posteriormente ser possível avaliar os riscos associados.
Deverá ser alvo de análise, o histórico de acidentes ocorridos em cada posto de trabalho.
São avaliados os riscos, seguindo a metodologia de a avaliação dos riscos anteriormente aprovada.
3ª Fase – Elaboração do Plano de Prevenção
O plano de prevenção é elaborado face à avaliação dos riscos efectuada na fase anterior, definindo boas práticas, procedimentos operacionais e/ou medidas a adoptar para redução do nível de risco.
Para sensibilizar os colaboradores, a realização de actividades de formação e informação são fundamentais. Para este fim, a Plano E coloca ao dispor dos seus clientes uma acção de Sensibilização sobre a identificação de perigos e avaliação de riscos.
Diagnóstico de Cumprimento de Requisitos Legais Aplicáveis
A realização de uma Avaliação da Conformidade Legal/ Auditoria da Conformidade Legal, pretende avaliar a situação actual das várias instalações da empresa relativamente ao cumprimento da Legislação de Higiene e Segurança do Trabalho aplicável, o que inclui:
- Caracterizar o desempenho da empresa relativamente a questões de Higiene e Segurança do Trabalho;
- Determinar as carências existentes nesta área, à luz de legislação em vigor;.
- Identificar medidas com vista ao cumprimento da legislação, detectar oportunidades de melhoria e estimar os custos associados.
Divulgação e Actualização de Legislação Nacional e Comunitária
A Plano E possui técnicos especializados que identificam a Legislação de Higiene e Segurança do Trabalho aplicável em vigor, no sentido de dar resposta ao cumprimento da mesma.
Neste serviço a Plano E notifica a empresa sempre que são publicados novos diplomas susceptíveis de serem aplicados à Empresa, e procede ao seu envio.
Coordenação de Segurança em Obra
O Coordenador de Segurança em Obra deverá promover e coordenar, durante a realização da obra, a aplicação dos princípios gerais de prevenção de riscos profissionais nas opções técnicas e organizativas necessárias à planificação dos trabalhos ou das fases do trabalho que terão lugar simultânea e sucessivamente e ainda na previsão do tempo destinado à realização desses trabalhos ou fases de trabalho.
O Coordenador de Segurança em obra terá como responsabilidade várias funções, nomeadamente:
- Apreciar o Programa de Segurança e Saúde e preparar a sua aprovação pelo Dono de Obra;
- Coordenar a aplicação dos princípios gerais da prevenção;
- Coordenar a efectiva implementação das disposições estabelecidas no Programa de Segurança e Saúde;
- Propor as alterações e adaptações ao Programa de Segurança e Saúde;
Tem ainda o dever de acompanhar e verificar o cumprimento das obrigações, em matéria de prevenção de riscos profissionais, por parte dos Empregadores, Colaboradores e Trabalhadores Independentes, tais como:
- manter o estaleiro em boa ordem e em estado de salubridade adequado;
- garantir as condições de acesso, deslocação e circulação necessárias à segurança de todos os postos de trabalho no estaleiro;
- garantir a correcta movimentação dos materiais;
- efectuar a manutenção e controlo das instalações e dos equipamentos antes da sua entrada em funcionamento e com intervalos regulares durante a laboração;
- delimitar e organizar as zonas de armazenagem de materiais, em especial substâncias perigosas;
- recolher em condições de segurança materiais perigosos utilizados;
- armazenar, eliminar ou evacuar resíduos e escombros;
- determinar e adaptar, em função da evolução do estaleiro, o tempo efectivo a consagrar aos diferentes tipos de trabalho ou fases do trabalho;
- cooperar na articulação dos trabalhos por si desenvolvidos com outras actividades desenvolvidas no local ou no meio envolvente;
- cooperar na aplicação das disposições específicas para o estaleiro, respeitando as indicações transmitidas.
Planos de Segurança e Saúde (PSS)
O Plano de Segurança e Saúde (PSS) é um documento a ser elaborado durante a realização do projecto, tendo em consideração alguns aspectos fundamentais, nomeadamente:
- Informações relativas ao projecto (tipologia da edificação, uso previsto, opções arquitectónicas relevantes, soluções técnicas preconizadas, produtos e materiais a utilizar), devendo incluir as peças escritas e desenhadas do projecto de arquitectura;
- Informações relativas à obra (implantação, geologia, envolvente);
- Medidas de organização geral do estaleiro (regras a observar quanto aos acessos, circulações horizontais e verticais, movimentação de cargas, processos de armazenamento, sistemas de apoio à produção, redes técnicas provisórias – electricidade, gás, telefone, infra-estruturas de abastecimento de água e sistemas de evacuação de resíduos);
- Medidas gerais relativas à manutenção da ordem e arrumação do estaleiro;
- Regras inerentes às instalações sociais para o pessoal empregado na obra;
- Informações relativas a socorro, evacuação e medidas comuns à organização;
- Informação sobre as modalidades de cooperação entre Empresa Adjudicatária, Empregadores e Trabalhadores Independentes;
- Informações sobre os riscos que não puderam ser evitados no projecto e respectivas medidas de prevenção;
- Informação sobre materiais e produtos perigosos a utilizar em obra;
- Cronograma dos trabalhos a realizar.
Realização de Estudos Ergonómicos
Com este serviço pretende-se avaliar se o Posto de Trabalho é o mais adequado à execução das tarefas que lá são desenvolvidas.
Esta avaliação consiste na análise do relacionamento de cada funcionário com o seu trabalho, equipamento e ambiente, através de observações no terreno, recolha de informações, utilização de técnicas de registo e avaliação ergonómica, que permitem à Plano E realizar um diagnóstico.
A partir desse diagnóstico, com base nos conhecimentos e dados adquiridos e utilizando metodologia apropriada, é desenvolvido um projecto de concepção ou reestruturação do local de trabalho.
Formação Geral e Específica na área de Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho
A Plano E possui técnicos especializados (Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho ? Nível V) e detentores do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador, no sentido de dar resposta às diversas exigências e necessidades nas diferentes áreas técnicas da Higiene, Segurança e Saúde do Trabalho.
Ginástica Laboral
A Ginástica de Prevenção Laboral, designada abreviadamente por GPL, é o conceito mais moderno de prevenção e diminuição de índices de absentismo. A GPL exige a participação de todos os elementos da cadeia operativa, sendo os operadores os seus maiores beneficiários. Os restantes elementos da cadeia operativa, desde os elementos da manutenção e chefias intermédias, até aos níveis superiores de gestão, recolhem também benefícios.
Como vantagens para as organizações que optam por este serviço importa destacar:
- Sensibilização dos envolvidos para os cuidados posturais e perigos dos movimentos repetitivos e cíclicos;
- Prevenção de acidentes e doenças profissionais;
- Diminuição dos índices de absentismo;
- Participação e integração de todos os departamentos envolvidos num projeto de implementação de GPL, tais como a produção, a manutenção e a qualidade;
- Envolvimento e participação de todo o grupo empresarial, da direção de topo até aos operacionais;
- Utilização da GPL como exercícios de ?team building? para melhoramento do ambiente empresarial e aumento da produtividade;
- Promover o conhecimento e predisposição para a prevenção de doenças causadas pela má postura e movimentos repetitivos. Criar a rotina do recurso à GPL como técnica de prevenção de doenças relacionadas com a profissão e consequente diminuição do absentismo por incapacidade física.
Focada no mercado e nas inovações tecnológicas, a Plano E desenvolve as melhores soluções por forma a optimizar a eficiência e produtividade das empresas.