Ambiente

“Só percebemos o valor da água, depois da fonte seca” – Provérbio Português

A responsabilidade ambiental é um imperativo para qualquer empresa. Face às constantes alterações legislativas e tecnológicas, é necessário um esforço redobrado para o acompanhamento da evolução do mercado.

A Plano E, através da tecnologia mais actual e de uma equipa de consultores com larga experiência e com reconhecida capacidade, apoia os seus cliente e parceiros no controlo dos impactes ambientais das suas actividades no ambiente, na prestação de assistência técnica, na definição de medidas com vista ao cumprimento da legislação e na avaliação do desempenho ambiental.

Para o desenvolvimento de Soluções Seguras, os nossos serviços englobam:

  •  Diagnósticos Ambientais;
  • Apoio na obtenção de Licenciamento Ambiental (PCIP)/ Título Único Ambiental (TUA);
  • Apoio na elaboração de Relatório Ambiental Anual (RAA)
  • Estudos de Impacte Ambiental;
  • Declarações Ambientais de produto;
  • Análises de Ciclo de Vida;
  • Cálculo da Pegada de Carbono;
  • Avaliação dos Impactes Ambientais resultantes da alteração de instalações/ equipamento;
  • Elaboração e Implementação de Planos de Gestão de Resíduos;
  • Análises e Avaliações de Risco Ambiental;
  • Implementação de Sistemas de Gestão Ambientais (NP EN ISO 14001) / Auditorias;
  • Diagnóstico de cumprimento de requisitos legais aplicáveis;
  • Divulgação e Actualização de toda a legislação nacional e comunitária;
  • Elaboração de Planos Estratégicos Ambientais e Planos de Desenvolvimento
  • Sustentável;
  • Avaliação do Passivo Ambiental;
  • Optimização da Utilização de Recursos Naturais;
  • Formação Geral e Específica na área ambiental.

Saiba sobre cada uma das Soluções em detalhe:

Diagnósticos Ambientais

A realização de um Diagnóstico Ambiental pretende avaliar a situação actual de um ou mais “sites” da empresa quanto à componente ambiental, o que inclui:

  • Caracterizar o desempenho ambiental da empresa;
  • Determinar as carências existentes nesta área, à luz de legislação em vigor;
  • Definir as medidas necessárias à definição e implementação de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a NP EN ISO 14001:2004;
  • Caracterizar e analisar a situação actual de cada instalação da empresa: identificação dos aspectos ambientais e determinação dos que são significativos, de acordo com metodologia a aprovar pela Empresa (opcional);
  • Identificar medidas no sentido de colmatar possíveis falhas em termos de cumprimento da legislação ambiental, minimização dos impactos ambientais significativos, e estimar os custos associados.

A Plano E possui metodologias específicas para a realização de Diagnósticos Ambientais, que assentam nas actividades supracitadas, que são sistematizadas num Relatório Diagnóstico Ambiental e definição de um plano de acção, recomendando medidas correctivas para as insuficiências detectadas e as acções de melhoria (inclui resumos dos investimentos necessários e estimativa dos custos associados).

Apoio na obtenção de Licença Ambiental (PCIP)

A Prevenção e Controlo Integrado da Poluição (PCIP), de acordo com o Decreto-Lei n.º173/2008, tem o objectivo de:

  • Avaliar a conformidade com a Legislação Ambiental;
  • Obter a Licença Ambiental que permita a laboração da unidade industrial;
  • Melhorar o desempenho Ambiental.

A PLANO E possui uma metodologia específica para o desenvolvimento do serviço de Prevenção e Controlo Integrado da Poluição (PCIP).

Avaliação de Impactos Ambientais resultantes da Alteração de Instalações / Equipamento

Os objectivos do estudo a realizar são identificar, prever e avaliar os impactes ambientais dos novos equipamentos a instalar e compará-los com a actual situação (equipamentos existentes), propondo, onde aplicável, a selecção de alternativas e as medidas necessárias para evitar, reduzir ou remediar os impactes negativos significativos das alterações e maximizar os impactes positivos.

Estas acções não se enquadram na Legislação em vigor relativa a Avaliação de Impacte Ambiental, uma vez que não será realizado um Estudo de Impacte Ambiental para a totalidade da instalação.

Elaboração e Implementação de Planos de Gestão de Resíduos

Este serviço consiste na análise da tipologia de resíduos de cada organização, e da consequente elaboração e implementação de um Plano para Gestão e Monitorização dos Resíduos produzidos, tendo por base a legislação de resíduos em vigor e a melhoria continua das práticas ambientais da organização.

Análises e Avaliações de Risco Ambiental

O Objectivo deste trabalho é a Identificação de Aspectos Ambientais, Avaliação de Impactes Ambientais (Risco Ambiental) e Elaboração do Plano de Prevenção, podendo envolver de uma a todas as áreas da Empresa.

O desenvolvimento deste serviço abrange as seguintes fases:

1ª -Elaboração da Documentação de Suporte

É apresentada uma metodologia pela Plano E, de modo a sistematizar e rotinar a Identificação de Aspectos e Avaliação de Impactes Ambientais. Esta metodologia será adaptada e documentada de acordo com os interesses da empresa.

2ª Identificação de Aspectos e Impactes Ambientais

Nesta fase do projecto são observadas as diversas actividades, seus inputs e outputs, de modo a identificar os Impactes Ambientais que lhe estão associadas.

Deverão ser alvo de análise o histórico de acidentes ambientais e reclamações ao nível ambiental da organização. Será seguida pela Plano E, a metodologia de avaliação dos riscos aprovada na 1ª fase.

3ª Elaboração do Plano de Prevenção

O plano de prevenção é elaborado, face à avaliação dos impactes efectuada na fase anterior, definindo boas práticas, procedimentos operacionais e/ou medidas a adoptar para redução do nível de impactes.

Para sensibilizar os colaboradores, a realização de actividades de formação e informação são fundamentais. Para este fim a Plano E coloca ao dispor dos seus clientes, nesta etapa, o curso: “Acção de Sensibilização de Aspectos e Impactes Ambientais”.

Implementação de Sistemas de Gestão Ambientais (NP EN ISO 14001) / Auditorias

Ver Sistemas de Gestão

Diagnóstico ao Cumprimento de Requisitos Legais Aplicáveis

A realização de uma Avaliação da Conformidade Legal/ Auditoria da Conformidade Legal, pretende avaliar a situação actual das várias instalações da empresa relativamente ao cumprimento da Legislação Ambiental aplicável, o que inclui:

  • Caracterizar o desempenho da empresa relativamente a questões Ambientais;
  • Determinar as carências existentes nesta área, à luz de legislação em vigor;
  • Identificar medidas com vista ao cumprimento da legislação, detectar oportunidades de melhoria e estimar os custos associados.

Divulgação e Actualização da Legislação Nacional e Comunitária

A Plano E possui técnicos especializados que identificam a Legislação de Ambiental aplicável em vigor, no sentido de dar resposta ao cumprimento da mesma por parte das organizações.

Neste serviço a Plano E notifica a empresa sempre que são publicados novos diplomas susceptíveis de lhe serem aplicados e procede ao seu envio.

Elaboração de Planos Estratégicos Ambientais e Planos de Desenvolvimento Sustentável

O Plano Estratégico de Ambiental é um processo através do qual as entidades trabalham em parceria com os seus colaboradores e com a comunidade na elaboração de um Plano de Acção de modo a proteger o ambiente, promover a sustentabilidade ao nível local e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Fase inicial deste tipo de projectos é constituído por um Diagnóstico Ambiental, constituído por um relatório de indicadores de desenvolvimento sustentável, que se traduz numa síntese técnica que permite fornecer uma visão global da região e compará-la com outras na região, e um conjunto de quatro diagnósticos temáticos (água, ordenamento, educação e mobilidade).

Estes relatórios pretendem analisar e explicar os principais problemas ambientais com que a região se debate, bem como as potencialidades existentes, avaliando as políticas implementadas.

A segunda fase consiste na Elaboração do Plano de Acção, com base no Diagnóstico Ambiental efectuado e que constitui um elemento essenciais à tomada de decisões.

O Plano de Acção detalha todos os projectos a efectuar, modelos de intervenção, envolvidos e prazos de concretização.

Avaliação do Passivo Ambiental

Todas as actividades económicas produzem efeitos sobre o meio ambiente.

Para evitar, compensar ou minimizar seus impactos ambientais negativos, as actividades económicas potencialmente poluidoras são actualmente objecto de legislação específica, disciplinadora de procedimentos tecnológicos e operacionais capazes de eliminar ou reduzir poluentes.

A Plano E apoia as empresas na aplicação de normativos legais e na incorporação do passivo ambiental como um instrumento de gestão da organização.

Análises de Ciclo de Vida

A análise de Ciclo de Vida é uma metodologia objectiva para a Avaliação dos Impactes Ambientais associados a um Produto, Processo, Actividade ou a um Sistema em geral, dentro de limites bem definidos e ao longo de todo o seu Ciclo de Vida.

A sua aplicação é variada, nomeadamente:

  • Comparação de produtos ou processos,
  • Projecto, estudos e/ou melhoria de produtos/ processos,
  • Suporte para tomada de decisões,
  • Marketing e Publicidade,
  • Utilização para atribuição de rótulo ecológico.

A Plano E desenvolve estes projectos de acordo com as metodologias definidas nas normas internacionais de referência, isto é, de acordo com 4 etapas:

  • Definição de Objectivo e Âmbito,
  • Análise de Inventário,
  • Avaliação dos Impactos,
  • Interpretação.

Sendo que estas etapas não são rígidas, são interactivas e iterativas.

Optimização da Utilização de Recursos Naturais

A Plano E, através da análise dos processos da organização, dos seus inputs e outputs, da implementação de um Plano de Monitorização e Medição, apoia os seus clientes na optimização dos recursos através de um Plano de Gestão Ambiental.

Este plano inclui a definição de objectivos mensuráveis, metas, acções para garantir a concretização dos objectivos estabelecidos, responsáveis e prazos.

Formação Geral e Específica na Área Ambiental

A Plano E possui técnicos especializados (com formação de base na área ambiental) e detentores do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador, no sentido de dar resposta às diversas exigências e necessidades na área Ambiental.

Gestão Energética

Flutuações imprevisíveis tanto no mercado energético quanto nos preços de combustíveis têm salientado o valor da eficiência energética em operações comerciais, por isso esta preocupação tem vindo a ganhar terreno em vários países do Mundo e Portugal não é exceção. Os organismos reguladores de todo o mundo estão cada vez mais a introduzir normas rigorosas de eficiência energética.

Em Junho de 2011, a ISO (International Organization for Standardization) publicou a norma ISO 50001:2011 ?Energy management systems ? Requirements with guidance for use? (Sistemas de gestão de energia ? requisitos e orientações para utilização). A norma foi desenvolvida nos últimos três anos por uma Comissão de Projecto da ISO (ISO Project Committee) ? PC 242, que inclui peritos de energia, ambientais e de sistemas de gestão de todo o mundo.

Assim a Plano E desenvolveu uma Metodologia de apoio à Gestão Energética das empresas, tanto ao nível de indústrias como de serviços, com base na Norma ISO 50001.

O objetivo da ISO 50001 é definir os requisitos para um sistema de gestão da energia (SGE) que permita às organizações estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético global, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética. Esta norma internacional é aplicável a todos os tipos e dimensões de organizações, independentemente das suas condições geográficas, culturais e sociais.

A ISO 50001 baseia-se na metodologia ?Plan-Do-Check-Act?, que é já entendida e implementada por organizações a nível mundial que utilizam, por exemplo a norma ISO 9001 ou ISO 14001.

Gestão energética pressupõe a aplicação de um conjunto de melhores práticas e ferramentas, com o objetivo de aumentar a eficiência energética, mantendo os mesmos níveis de funcionamento e utilização de equipamentos.
Através da Gestão energética é possível monitorizar consumos energéticos, corrigir ineficiências e identificar oportunidades de poupança de energia.

Permite tornar a energia num conceito mais acessível aos consumidores de energia, potenciando uma maior consciência do seu papel no desempenho energético global.

A implementação de Sistemas de Gestão Energética tornou-se de facto cada vez mais útil para empresas, ao tornar executivos e funcionários conscientes do impacto positivo da economia de energia e das vantagens comerciais que ela pode trazer. Uma vez que as organizações têm necessidade de gerir cuidadosamente a utilização de energia, de modo a sobreviver e competir. A melhoria da eficiência energética pode conduzir a benefícios imediatos para a organização, através da redução de consumo e, consequentemente, de custos com a energia.

 A implementação da Norma ISO 50001, define requisitos que permitem às organizações:

  • Desenvolver uma política para uma utilização da energia mais eficiente;
  • Definir metas e objetivos para cumprir a política;
  • Utilizar dados para compreender melhor e tomar decisões relativamente ao uso e consumo de energia;
  • Medir os resultados;
  • Rever a eficácia da política;
  • Melhorar continuamente a gestão de energia.

Gestão Florestal

A Plano E proporciona um serviço de apoio à Certificação da Cadeia de Responsabilidade, nomeadamente Certificação FSC E PEFC .

Demonstrando o seu compromisso com uma Gestão Florestal Sustentável e provando o empenho da sua empresa na satisfação do Cliente. A Plano E proporciona um serviço de consultoria com vista à obtenção da certificação da Gestão Florestal Sustentável, que possibilita demonstrar o compromisso em garantir florestas sustentáveis e com a satisfação dos clientes.

Formação Geral e Específica na área ambiental

Focada no mercado e nas inovações tecnológicas, a Plano E desenvolve as melhores soluções de forma a optimizar a eficiência e produtividade das empresas.